Tratamento de Dores da Face e Disfunção da ATM ou DTM - Dr. Wagner Montemor Andrade

Tratamento


 Dor e disfunção podem ser o resultado de um único evento traumático ou uma série de microtraumas. Qualquer tratamento deve abordar as interações entre os músculos da mandíbula, ATM, dentes, ossos do crânio, coluna cervical, os músculos da garganta, língua, oclusão dentária, nervo trigêmeo e áreas corticais de processamento cerebral, a fim de tratar adequadamente a dor e a disfunção na área, de modo que qualquer tratamento de um componente do sistema não prejudique o outro.

Os tratamentos de escolha nos dias atuais são conservadores e apresentam excelentes resultados, como autocuidados, medicação, placa de mordida, fisioterapia, etc. Em uma pequena porcentagem de casos onde há alterações específicas nas ATMs, a cirurgia pode ser indicada. Entretanto é importante lembrar que é fundamental um correto diagnóstico já que a maioria das DTMs apresentam envolvimento muscular com indicação de tratamentos conservadores.

 

I. Autocuidado e educação do paciente

É muito importante para o indivíduo entender perfeitamente a sua condição e desenvolver métodos para diminuir a dor e a disfunção. Estes incluem pequenas modificações na alimentação e nutrição, exercícios em casa através de um programa de alongamento, postura, ergonomia, calor, frio e treinamento de relaxamento.

 

II. Medicamentos

Segundo as mais recentes pesquisas e descobertas científicas, vamos utilizar, quando necessário, vários medicamentos como relaxantes musculares, estabilizadores de membrana neuronal, anti-inflamatórios, analgésicos e medicamentos para dor de cabeça. 

 

III. Procedimentos

Infiltrações em ponto-gatilho:  injetar uma solução anestésica em seus músculos, a fim de quebrar os nódulos musculares que originam dor, melhorando assim os sintomas.

Laserterapia:  é utilizada para aliviar a dor, estimular a reparação tecidual, reduzir edema e hiperemia nos processos inflamatórios da articulação.

Acupuntura/Eletroacupuntura:  é coadjuvante no tratamento da disfunção da ATM, do trismo, bruxismo, além de outras sintomatologias de dores miofasciais. É de grande efetividade no controle da dor nesses casos.

TENS: são estímulos elétricos que ajudam os músculos a relaxarem e a diminuir a dor.

Infiltrações de Anti-inflamatório Esteroidal:  são aplicadas nas articulações (ATM) para diminuir a dor e inflamação.

 Artrocentese: é feita para diminuir a inflamação na ATM e romper aderências no interior da articulação, que estão limitando o movimento da mandíbula.

 

 

IV. Dispositivos Intraorais

Os dispositivos interoclusais, placas de mordida, e aparelhos para bruxismo são utilizados rotineiramente no tratamento das DTMs. Aparelhos removíveis de resina acrílica que cobrem os dentes tem sido utilizados tradicionalmente para alterar as relações oclusais e redistribuir as forças oclusais, para prevenir o desgaste e a mobilidade dos dentes, reduzir o bruxismo e a parafunção, tratar a dor e disfunção dos músculos mastigatórios e dores da ATM e para alterar as relações estruturais na ATM.

Existem vários fatores que influenciam no design e na fabricação dos aparelhos intraorais, e a decisão de se optar por um ou outro dispositivo está diretamente relacionado com o tipo de problema apresentado pelo paciente.  

Dispositivo de Reposicionamento Anterior      

 

 



© 2001-2011 RJHost.com.br